A Faculdade de Direito 8 de Julho tem por vetor principal a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, de modo que todas estas matizes encontram-se contempladas em seu projeto apresentado.

A Faculdade de Direito 8 de Julho tem um objetivo muito específico: que o seu egresso seja um agente catalisador de mudanças culturais e transformações sociais e econômicas do seu entorno. Para atingir esta meta, a formação do aluno contemplará mecanismos que estimulem um olhar universal, globalizado e ético, valorizando, sobremaneira, o ser humano como indivíduo fundamental na construção desta novel comunidade. Assim, a Faculdade de Direito 8 de Julho empreenderá políticas de combate à homofobia, transfobia, discriminação étnica e racial, discriminação econômica e cultural, incentivando o professor a tratar destes temas em sala de aula, com ampla liberdade, interrelacionando com o papel do Direito como indutor destas políticas antissegregacionistas, criação de seminários e apresentações culturais que cuidem desta temática de maneira lúdica e próxima à linguagem comunicativa do estudante. A Faculdade de Direito 8 de Julho trará para dentro do ambiente acadêmico grupos quilombolas e indígenas integrantes da comunidade sergipana para a troca de experiências e vivências, bem como ativistas de direitos humanos, da comunidade LGBTTIQ e movimentos sociais para garantir a acessibilidade atitudinal da comunidade acadêmica.

Em paralelo, o professor e o corpo técnico-administrativo também se inserem nesta acessibilidade no viés pedagógico. O professor será capacitado para estabelecer processos de interação próxima com o aluno, seja do ponto de vista da linguagem mais acessível, comportamento aberto, solícito e livre dentro e fora da sala de aula, fomento ao debate e à livre expressão de pensamento do discente, respeito às opiniões divergentes e incentivo à dialética e a expressão das contradições inerentes o Direito e demais ciências sociais como forma de construção de um consciência crítica, solidária  coletiva que garanta a inclusão social e econômica pelo Direito.

FORMAS DE INGRESSO

PLANEJAMENTO COM VISÃO TRANSVERSAL​

Os professores serão orientados e capacitados para apresentar um planejamento de todas as aulas a serem ministradas ao longo do curso, desde o início do curso, que o aluno tenha uma visão universalista do Direito, entendendo a ciência como um corpo único porém dotados de segmentos interrelacionados e complementares, o que contribuirá sobremaneira para a solução das demandas jurídicas e sociais que se apresentarão em toda sua vida profissional para que o aluno possa interrelacionar seus ramos entendendo a complementariedade e imbricação deles.

FLEXIBILIDADE DOS COMPONENTES CURRICULARES​

A excelência do curso apresentado passa pela inovação e qualidade, logo, o aluno terá uma base curricular temática comum até o final do 7º período, devendo optar, nos 8º, 9º e 10º períodos, um dos dois vetores de formação no âmbito do Direito Público ou do Direito Privado, mas que continuarão compondo a estrutura curricular obrigatória. Estes dois vetores correspondem a 144 horas optativas, contendo 18 disciplinas para a escolha.

USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS​

Ambiente virtual, a fim de que sejam oferecidos conteúdos complementares no formato on line, incentivando o professor e o aluno a alimentar esta plataforma com conteúdos jurídicos e interdisciplinares gerando uma construção do conhecimento  inovadora, um câmbio de informações e a imersão da docência e da discência no ambiente acadêmico, dando uma proximidade ímpar entre o conjunto destes atores.

CRITICIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

A metodologia de ensino é inovadora e única na comunidade sergipana, sendo ofertadas aulas expositivas com ênfase na interdisciplinaridade, transversalidade e criticidade do conteúdo jurídico programático a ser apresentado, sendo fomentada a participação do aluno e debates propositivos a cada final de aula. Reitera-se que disciplinas como “Direito e Arte” e “Direito e Linguagem” contribuirão para esta interação.

A matriz curricular contribuirá, sobremaneira, para a formação crítica deste papel de transformador social. as cargas horárias totais das disciplinas que diretamente contribuem para isto demonstram este compromisso da IES. O Direito Constitucional e Ciência Política contribuirão para estabelecer noções de formação dos direitos e garantias fundamentais e organização normativa do estado e sociedade brasileira, tendo 288 horas totais. Direitos Humanos, Filosofia, Ética Profissional e Responsabilidade Social e Jurisdição Constitucional aparecem com 144 horas totais, sendo responsáveis pela formação humanística, ética, dando a visão de inserção social com responsabilidade de seu papel, além da eftivação destes direitos pelos tribunais superiores. Conteúdos de formação complemetar como  “Direito, Bioética e Novas Tecnologias”, “Direito e Linguagem”, Direito e ética e Empreendedorismo Jurídico tem um total de 144 horas, apresentando ao aluno conteúdos inovadores e diferenciados que incentivarão a sua criatividade e o capacitará para as novas dinâmicas da sociedade moderna. O estágio e a prática jurídica foram contemplados com 632 horas totais, demonstrando a preocupação da IES com a imersão total do aluno na experiência real profissional, além de habilitá-lo a aplicar todo o conteúdo teórico aprendido de forma mais incisiva e com maturação e orientação adequada e permanente.

PROJETOS INTEGRADORES
e INTERDISCIPLINARES

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS JURÍDICOS​

Tem como vetor-mestre a construção do saber de maneira participativa e dialética entre os alunos e entre estes e o professor, sempre calcados na em uma visão ética, principiológica e humanista.

CAFÉ JURÍDICO
MENSAL

Uma vez por mês, os professores de cada semestre serão reunidos em horário anterior ao início das aulas para o debate de temas jurídicos atuais, com a participação efetiva do corpo discente na elaboração da temática e da construção dialética do conhecimento e soluções.

MUTIRÕES DA
CIDADANIA

Duas vezes por ano serão realizados mutirões da cidadania, com o desenvolvimento de atividades que tenham por objetivo resolver problemas apresentados pela sociedade.

– BLOCO I:

  1. Temas Avançados de Direito Público
  2. Temas Avançados de Direito Privado

– BLOCO II: Para os optantes da área de Direito Público

  1. Criminologia
  2. Direito Eleitoral
  3. Direito Processual Tributário
  4. Execução Penal
  5. Direito Administrativo Sancionador
  6. Medicina Legal
  7. Libras
  8. História e Cultura Afro – Brasileira e Indígena

– BLOCO III: Para os optantes da área de Direito Privado

  1. Direito Internacional Privado
  2. Direito Animal
  3. Direito Societário
  4. Análise Jurídica do Dano no Direito Privado
  5. Direito Desportivo
  6. Direito da Criança e do Adolescente
  7. Libras
  8. História e Cultura Afro – Brasileira e Indígena