Novembro da Consciência Negra

A comemoração do Novembro da Consciência Negra proporcionada pela Faculdade de Direito 8 de Julho visa abrir espaço para o diálogo e a reflexão acerca da construção da identidade negra a partir das especificidades culturais e históricas de origem africana, contemplando a necessidade de valorização da identidade étnico-cultural desses povos. Dessa forma, nos dias 20 e 21 de novembro teremos um momento de valorização da construção social e histórica proporcionada pelos negros e negras em nosso país.
Para isso, acontecerão atividades de formação voltadas para comunidade externa, com a participação da comunidade acadêmica desta instituição de ensino superior em que serão realizadas novas discussões para extensão e ampliação do debate temático.
No primeiro momento será realizado debate acerca da temática com a participação de expoentes da sociedade civil.
O segundo dia de comemoração contará com a participação de grupos representativos da cultura afrodescendente, além da apresentação um filme sobre a temática seguido de uma reflexão e debate.
O evento contará com 8 horas de extensão.

20 de novembro

Horário: a partir das 19h

Juventude Negra no Brasil: Desafios.

Taíres Santos

Cotista, Estudante Especial de Pós-Graduação da UFS, Deputada Estadual Suplente de Sergipe pelo PT, Farmacêutica, Coordenadora Nacional do Coletivo Quilombo, Ex-diretora da União Nacional dos Estudantes

Racismo Institucional e a Atuação do Negro no Judiciário.

Edinaldo César

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Mestre e Especialista em Direitos Humanos. Professor de Políticas Raciais. Membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura CNPCT (2014-2016).

21 de novembro

17:45h - Apresentação de Roda de Capoeira

Abadá-capoeira

A Abadá-Capoeira é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da Capoeira.

18:30h - Filme CORRA!

Ramon Andrade

Bacharel em Direito. Mestrando em Direitos Humanos.

Alexis de jesus

Professor de Direito e Doutorando em Educação (PPGED/UFS). Atualmente desenvolve pesquisas sobre genocídio da população negra, racismo na formação jurídica e movimentos sociais em Sergipe. Mestre em Educação. Representa o NEABI/UFS - Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas

INSCRIÇÃO PRESENCIAL GRATUITA NO 1º DIA DO EVENTO

CERTIFICADO DE 08 HORAS, e com frequência de, no mínimo, 75% de presença.

APOIO

COMUNICADO

Considerando a importância de preservar a saúde pessoal e coletiva, informamos que suspenderemos todas as atividades, incluindo atendimentos presenciais e serviços internos até o dia 30 de junho de 2020. As nossas atividades estão previstas para retornar no dia 01 de julho.

Eventuais prazos de entrega de TCC que se encerrarem no período de suspensão de atividades acima referido, serao prorrogados para o primeiro dia de retorno das atividades.